A Texto & Mídia é dirigida por André Iunes Pinto, jornalista e analista de UX (user experience), especializado em estratégia de conteúdo digital e gerenciamento de projetos online. Formado em jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atua na produção e gestão de conteúdo (redação, revisão e edição), arquitetura da informação, direção de arte, análise de usabilidade, UX design e estratégia em mídias sociais. É também especialista em marketing de busca (Search Engine Optimization – SEO). Principais atividades já realizadas:
• Participação no redesenho do site do jornal O Globo em 2007. Criação dos produtos online relativos à Copa do Mundo 2006 e aos Jogos Pan-Americanos do Rio (2005 > 2008);
• Criação do conceito editorial e de design de interface e experiência do usuário do primeiro site do jornal Extra. Coordenador de Criação (2008 > 2010);
• Estrategista de conteúdo e editor da capa dos sites Globo Ciência, Globo Universidade, Globo Educação e Globo Ecologia – Portal Globo Cidadania (2011 > 2014);
• Redator, editor de capa e consultor de UX do site de campanha (web e mobile) do atual governador do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão (2014);
• Redator, editor de conteúdo multimídia e roteirista na Petrobras (desde 2011);
• Participação, como UX designer e arquiteto de informação, no redesenho do site da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2005);
• Criação do conceito editorial e de design de interface do site de campanha do ex-prefeito do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Conde (2004);
• Diretor de redação da revista Webdesign e editor da revista Áudio, Musica & Tecnologia. Foi também colaborador da revista “Digital” do Globo, com três coberturas internacionais, e da revista da Backstage, com uma cobertura internacional;
• Já atuou em projetos multimídia como estrategista de conteúdo e analista de UX para empresas e instituições como: Petrobras, Grupo Lafarge, Shell, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Previ, Hemorio e Coppe/UFRJ.
Formação profissional
• Graduado em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela UERJ (2000);
• Pós-graduado em Comunicação Empresarial pela Universidade Cândido Mendes;
· Especializado em Facebook Marketing e SEO pela Academia do Marketing;
· Especializado em acessibilidade e usabilidade de interfaces pelo iLearn;
· Certificação em padrões web de acessibilidade (regidos pelo W3C) pela Visie;
· Certificação internacional em produção multimídia pela Avid (EUA).